Minha Abordagem
TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS

Na terapia cognitiva, entendemos que os nossos pensamentos são interpretações sobre os fatos. Assim, quando te acontece alguma coisa, são esses pensamentos que influenciam suas emoções e o seu comportamento, ou seja, o que você faz com isso. Isso quer dizer que não são as situações em si que te fazem sofrer, mas sim o que você pensa sobre elas. Vou te dar um exemplo:

Imagine que você está andando em um shopping, indo encontrar um amigo e, ao passar por um grupo de adolescentes, eles riem de você. Imediatamente você pensa “acho que a minha roupa está feia e por isso eles riram de mim. Nunca consigo me vestir bem”. Então você começa a se sentir inadequada, envergonhada, ansiosa e triste. Você vai em direção à saída do shopping, onde envia uma mensagem ao seu amigo, desmarca o encontro e volta para casa.
E se eu te contar que, juntas, nós conseguimos alterar a sua forma de pensar? Melhorando o seu bem estar e diminuindo o seu sofrimento? Pois é mais ou menos assim que a TCC funciona! Já com a Terapia de Esquemas, nós daremos mais enfoque às suas emoções e à sua história de vida. Lembra que você se sentiu inadequada quando os adolescentes riram de você?
Provavelmente esta não é a única situação onde você se sente assim. Os esquemas são como óculos adquiridos ainda na infância e adolescência, formados por memórias, emoções e sensações físicas, que influenciam como você se vê, como vê as outras pessoas e o mundo. Mas fique tranquila, juntas nós vamos explorar melhor esse sentimento de inadequação e o porque ele está aqui hoje, te causando sofrimento não só nesta, mas em outras situações da sua vida.
Formações
Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-RS)
Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (FLNC)
Formação em Obesidade e Emagrecimento (FLNC)
Graduada em Psicologia (UFBA)
Bacharel em Humanidades (UFBA)

